top of page
  • Foto do escritorAFLOSOR

AFLOSOR PROMOVE COLÓQUIO | APROVEITAMENTO HIDRÁULICO DE FINS MÚLTIPLOS DO CRATO . PISÃO

Atualizado: 29 de set. de 2023

7 JULHO 2023 | 14h00 - TEATRO CINEMA DE PONTE DE SOR

Garanta já a sua participação: https://aflosor.bol.pt/

  • Antecedendo a IX Feira Agroflorestal de Ponte de Sor, e em paralelo com as Festas da Cidade.

  • Projeto promovido pela CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

  • Apresentar, divulgar e aprofundar o projeto, como contributo ao combate da desinformação, permitindo o acesso democratizado a todos os suportes orientadores.

  • Conhecer os diferentes âmbitos do projeto, como meio eficaz do aumento da transparência e consolidação enquanto obra pública de enorme relevância.

  • 1º painel reúne os Eng.ºs Fermelinda Carvalho, José Pimenta Machado, João Varela e José Pedro Salema, na partilha de conhecimento consolidado sobre as valências agrícolas possíveis no projeto.

  • Dr. Licínio Pina, Presidente do Conselho de Administração da Caixa Central de Crédito Agrícola, é orador convidado do 2º painel juntamente com o Eng. Gonçalo Santos Andrade e os Drs. João Ferrão e António Ceia da Silva.

A AFLOSOR – Associação de Produtores Agroflorestais da Região de Ponte de Sor, organiza no próximo dia 7 de Julho pelas 14h30, no Teatro Cinema de Ponte de Sor, o Colóquio | Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato . Pisão – Compreender o projeto, Antecipando o futuro!, integrado da 9ª edição da Feira Agroflorestal.


Antecedendo à inauguração da IX Feira Agroflorestal de Ponte de Sor, e em paralelo com as Festas da Cidade, o colóquio pretende apresentar, divulgar e aprofundar a temática do Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, ou – mais simplesmente – da Barragem do Pisão, cujo projeto é promovido pela CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo – e se justifica nas suas valências de abastecimento público de água, de estabelecimento de novas áreas de regadio e, ainda, de produção de energias renováveis.


Pertencerá ao Presidente da Direção da AFLOSOR, Eng. João Goes, a abertura do evento, seguindo-se da apresentação geral do projeto, onde será enquadrado nos diferentes contextos previstos.

As especialidades do subprojecto de desenvolvimento agrícola também serão debatidas em dois painéis de enorme qualidade não só de conteúdos como também de oradores convidados.


O 1º painel será dedicado às valências agrícolas do projeto, onde serão abordados temas como - As alternativas estudadas e as opções tomadas; O funcionamento das infraestruturas de rega e de drenagem do solo; A alteração do regime atual de caudais e a relação a jusante com a Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia; Os regantes permanentes e os outros regantes do Maranhão; A ocupação do solo; Os critérios da avaliação de impacto ambiental; Impactos negativos e positivos, medidas condicionadoras e potenciadoras; e Testemunhos de outras experiências em perímetros de rega.

Moderados pelo Dr. Paulo Gomes, Diretor da Revista Voz do Campo, oradores do espectro político e socioeconómico português irão primar por enriquecer este debate com conhecimento consolidado:

  • Eng.ª Fermelinda Carvalho, Presidente da Associação de Agricultores da Região de Portalegre;

  • Eng. José Pimenta Machado, Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente;

  • Eng. João Varela, Empresário Agrícola;

  • Eng. José Pedro Salema, Presidente do Conselho de Administração da EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva.


No 2º painel será feita uma análise prospetiva e multissectorial de desenvolvimento rural, pretendendo-se através de um debate construtivo procurar respostas para algumas questões que continuam a causar bastantes dúvidas em todos os sectores impactados, tais como - De que forma pode o território envolvente beneficiar da valência agrícola do projeto?; Nos concelhos envolventes, como organizar e potenciar a instalação agroindustrial, os serviços agrícolas, a economia de proximidade e a logística associada?; Como beneficiar de um recurso com potencial valia turística e de diversificação da oferta, num território caracterizado pela sua riqueza ambiental, patrimonial e cultural?; Que oportunidades e incentivos serão disponibilizados pelas instituições de crédito, pelas entidades regionais e pelos mecanismos de apoio público?; e Será possível estabelecer uma estratégia concertada de desenvolvimento para a região?.

O Eng. Miguel Vieira Lopes, Empresário Agrícola, será o moderador convidado para este debate, onde vão estar presentes um grupo de notáveis e relevantes oradores com participação e intervenção direta no poder decisivo privado e público:

  • Eng. Gonçalo Santos Andrade, Presidente da PORTUGAL FRESH - Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal;

  • Dr. João Ferrão, Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Portalegre;

  • Dr. António Ceia da Silva, Presidente da CCDR Alentejo - Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo;

  • Dr. Licínio Pina, Presidente do Conselho de Administração da Caixa Central de Crédito Agrícola.

Caberá ao Presidente da CAP – Confederação de Agricultores de Portugal, Ex-embaixador Álvaro Mendonça e Moura e ao Presidente do Município de Ponte de Sor, Eng. Hugo Hilário, as honras do encerramento do evento.


Conheça o programa completo aqui:






36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page