
XI FEIRA AGROFLORESTAL DE PONTE DE SOR
ZONA RIBEIRINHA | 4 A 8 DE JULHO 2025
A AFLOSOR - Associação de Produtores Agroflorestais da Região de Ponte de Sor, regressou com a organização da 11ª edição, que decorreu entre os dias 04 e 08 de Julho, na Zona Ribeirinha de Ponte de Sor, integrada nas Festas da Cidade, que comemorou, este ano, o seu quadragésimo aniversário.
O tema central, este ano, da XI FEIRA AGROFLORESTAL incidiu-se na “PROPRIEDADE RURAL - Atividades e Vigilância”, onde foi dado foco à importância da Propriedade Rural, das suas atividades, económicas e sociais, do desenvolvimento rural a que temos assistido nos últimos tempos, da nossa fixação e permanência no interior e, sobretudo, a vigilância e segurança que isto tudo requer.
Indo de encontro à importância que esta temática representa para a nossa comunidade associativa e municipal, realizou-se um Colóquio, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, no passado dia 7 de Julho 2025, às 15h30, sobre o tema “A Segurança na Propriedade Rural”. Este, pretendeu reunir Agricultores e Proprietários Rurais, as suas Associações, Forças de Segurança e Entidades Públicas para, não só dar testemunho desta realidade, como para pensar em soluções e em formas de agir.
O evento integrou a XI Feira AgroFlorestal 2025 e contou com o apoio do Município de Ponte de Sor, com a presença do Presidente da Câmara de Ponte de Sor, contou também com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, do Secretário Geral da CAP, Luís Mira e contou, ainda, com a moderação do Jornalista da Rádio Renascença, Tomás Chagas.
Um agradecimento especial aos Oradores presentes, nomeadamente aos representantes das quatro Associações - ACHAR [Rui Igreja], ANSUB [Pedro Pacheco Marques], APFC [Rita Bonacho], e APORMOR [Joaquim Capoulas]. Ao Capitão Francisco Carvalho, Comandante do Destacamento Territorial de Ponte de Sor, em representação das Forças de Segurança, ao Director Regional do Alentejo - ICNF, José Calado e por último, não menos importante, o Director da CCDR Alentejo, Paulo Barbosa.
Os objectivos traçados, quer para a sessão do Colóquio, quer para os dias da XI Feira Agroflorestal foram atingidos, tendo sido muito importante a adesão de todos. Um muito obrigado a todos os nossos parceiros, media partners, associados e comunidade municipal pela sua presença e contributo para o sucesso de mais uma edição.

